Alergia ou intolerância alimentar . Você sabe a diferença ?


Muitas pessoas perguntam muito sobre este assunto, pois para todo mundo é tudo a mesma coisa, no entanto há diferenças.

A diferença está entre o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, e na intolerância o organismo não consegue digerir ou metabolizar o alimento.

A alergia alimentar, ou hipersensibilidade ao alimento, se trata de uma resposta do sistema imunológico a uma determinada proteína contida no alimento. Já a intolerância alimentar se trata é uma resposta do organismo causada pelo consumo de determinados alimentos, porém não envolve o sistema imune nesta resposta.

A alergia é uma reação imunológica a algo considerado estranho pelo organismo.

Os principais alimentos causadores de alergia são: leite de vaca, farinha de trigo, ovo e amendoim em crianças, enquanto que nos adultos são: frutas e vegetais, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

A intolerância é causada pela produção insuficiente ou ausente do organismo de enzimas digestivas. Sendo o mais comum a intolerância ao leite de vaca, quando o organismo não produz quantidades suficientes da enzima lactase para a metabolização do açúcar do leite, a lactose.

Os alimentos mais freqüentemente causadores de intolerância são: o glúten, a lactose, frutos do mar, corantes, conservantes e intensificadores de sabores.

Cuidados e dicas importantes para quem tem alergias ou intolerâncias:


· Procure um profissional especializado

· Observe seus sintomas

· Verifique sempre os rótulos dos alimentos

· Nunca prepare os alimentos onde possam ter contato com alimentos que causem os sintomas

· Quando comer fora, procure saber todos os ingredientes do prato

· Retirar e substituir da alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas.



É muito importante um trabalho interdisciplinar para a melhora e eficiência dos resultados !!! Consulte um nutricionista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário