CANDIDÍASE - ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR A PREVENIR




Os sintomas você certamente já conhece: corrimento, ardor e uma coceira capaz de deixar qualquer uma louca. 

Também deve ter percebido que ela pode aparecer uma vez, sumir e, mais para a frente, reaparecer, num quadro que os médicos chamam de candidíase de repetição.
Este fungo, assim como muitos outros, está presente naturalmente no corpo humano saudável, e se multiplica e se manifesta quando ocorre algum desequilíbrio corporal, seja pelo uso de antibióticos, corticosteróides ou anticoncepcionais orais, pelo uso inadequado de roupas íntimas ou biquínis molhados, ou pela diminuição da função do sistema imunológico.

O que talvez nunca tenha ouvido falar é que aquilo que você come tem ligação direta com esta doença!!!

Enquanto alguns alimentos favorecem o surgimento e a proliferação do fungo, piorando os sintomas da doença, outros alimentos podem auxiliar no tratamento e na prevenção do problema.

Alimentos que devem ser evitados:

- açúcares e doces: eles são o principal nutriente para o fungo, favorecendo a sua multiplicação. Além disso, o açúcar modifica o pH intestinal, diminuindo o número de algumas bactérias que trazem benefícios à saúde.


- carboidratos refinados (arroz, pães, biscoitos, macarrão): estes alimentos são rapidamente digeridos e transformados em açúcar no organismo, favorecendo a multiplicação dos fungos. Prefira sempre carboidratos integrais, ricos em fibras (arroz integral, aveia, trigo, grãos).


- refrigerantes e sucos industrializados: são produtos ricos em açúcares e produtos artificiais, que estão relacionados com o crescimento fúngico e a piora dos sintomas de candidíase.


- vinho e cerveja: por serem bebidas fermentadas com leveduras (fungos), podem facilitar a proliferação destes microorganismos no corpo.


Alimentos para incluir na dieta:

- probióticos (lactobacillus): são bactérias benéficas que colonizam o intestino e favorecem o fortalecimento da imunidade, funcionado como um agente natural contra fungos, bactérias nocivas e vírus.


- verduras e legumes: por serem ricos em fibras, esses alimentos favorecem o trânsito intestinal e auxiliam no crescimento dos probióticos – também conhecidas como fibras prebióticas (inulina e oligofrutose).


PROCURA UM NUTRICIONISTA ....ELE PODE AJUDAR VOCÊ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário