ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA EDUCAR DO MÊS DE AGOSTO!!!

Que papel a NUTRIÇÃO exerce na SAÚDE BUCAL?
Qua, 30 de Junho de 2010 21:27


Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde


Uma boa alimentação deve começar desde o período gestacional. Por volta da 6ª semana gestacional, os dentes de leite do futuro bebê começam a se formar e a dentição permanente, a partir do 5º mês de vida intra-uterina. Portanto é preciso que a gestante adote uma dieta equilibrada e balanceada. Para garantir uma boa estrutura dental ao futuro bebê, a gestante deve consumir alimentos tais como carnes, ovos, verduras, frutas, leite e derivados. Uma boa alimentação significa também evitar a frequência de produtos açucarados. O açúcar natural dos alimentos é suficiente para a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê. A alimentação representa importante papel no desenvolvimento dos dentes e das arcadas dentárias do filho. Condições desfavoráveis durante a gestação tais como uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais podem trazer problemas aos dentes em fase de formação e mineralização.

A partir do 4º mês de gravidez começa a se desenvolver o paladar do bebê. Logo, se a gestante ingerir muito açúcar, provavelmente estará contribuindo para que seu filho goste e coma muitos doces."

Uma alimentação deficiente tem inúmeras consequências para a criança. Entre as várias situações possíveis, as mais comuns são a má formação óssea e um comprometimento da formação da dentição, já que hoje em dia o leite é muitas vezes substituído pelos refrigerantes. As crianças que apresentam uma alimentação desequilibrada possuem uma probabilidade elevada de se tornarem adultos com problemas de saúde. As substâncias que ingerimos é a base para a formação destes novos tecidos. Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, sua boca estará mais vulnerável a infecções.

Quando uma criança não se alimenta corretamente, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cáries, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor. Uma boa alimentação deve conter os seguintes nutrientes: Carboidratos, Ácidos graxos essenciais, Aminoácidos (encontrados nas proteínas), 15 vitaminas, cerca de 25 minerais, e sem esquecer da água. Como o nosso corpo não pode fabricar todos os nutrientes de que precisamos, principalmente certas vitaminas, precisamos obter estas através dos alimentos e suplementos alimentares que ingerimos. Os alimentos detergentes, que são todos aqueles alimentos capazes de limpar a superfície do dente durante a mastigação, são representados por algumas frutas, verduras e legumes. Essa limpeza se dá de forma mecânica e ocorre devido ao atrito do alimento, rico em fibras ou de consistência endurecida, com os dentes, no decorrer da mastigação. Maçã, pêra, cenoura, por exemplo, têm essa função.

Devemos lembrar que a ingestão de alimentos detergentes não substitui a escovação e o uso do fio dental. Eles são complementares na higiene oral. É importante ingerirmos estes alimentos, pois sabemos que além de serem bons para os dentes, são muito importantes para uma nutrição adequada e balanceada. Uma alimentação incorreta pode causar cáries. Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos como balas, gomas de mascar, bolos, bolachas recheadas, contribuem muito para a produção dos ácidos que atacam o esmalte dentário dando início ao processo carioso.

Uma alimentação perfeita é primordial para a constituição de dentes sãos.

“UMA BOA ALIMENTAÇÃO E SAÚDE BUCAL SÃO A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO E FORMAÇÃO DA CRIANÇA”

Dra. Caroline Bandeira
CRN 8114
Nutricionista e Personal Diet
Nutrição Clínica, Nutracêutica e Nutrição Esportiva
Prime Odonto Center
Florianópolis
48 3223.6867
acesse: www.revistaeducar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário